Pular para o conteúdo principal

Destaques

Em desenvolvimento - aceitação

Essa sou eu, recentemente. Só Deus sabe quantas vezes tentei tirar uma foto que ficasse bem boa pra mostrar meu trabalhinho de 3 meses e pouco. Sim, eu fiz essa beldade de vestido e depois que coloquei, tirei horas depois porque tinha mesmo. Não ia dormir com ele... Enfim. Vamos falar sobre o meu período de aceitação. Aceitar que sou mignon e que tem poucas roupas que vão caber em mim sem precisar fazer um ajuste aqui e ali. E você, lendo isso, pode achar que é besteira, mas não é não. Esse período começou há um tempo e tem seus momentos de altos e baixos. Por muito tempo não me importei com isso, pra falar a verdade. Foi mesmo após meus 16 anos que comecei a prestar mais atenção e ver que sou magrela mesmo. Por anos, com meus 1,62 m de altura, sempre pesei 47 kg, com suas idas e vindas. Já cheguei nos 39 kg, numa época ruim da minha vida e cá estou eu esbelta com uns 45 kg. Meu sonho é chegar nos 50 kg e manter, hahaha. Mas como com um metabolismo doido que eu tenho? Minha mãe sempre

A glória do homem e a glória de Deus

"Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma,nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou. Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus.Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças. Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito.Visto, porém, que não crêem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?" João 5: 36-47

(Marcações minhas)

Esse texto de João foi extraído de um dos momentos de ensino mais grandiosos de Jesus para os fariseus, especificamente. O que se seguiu antes disso foi a cura de um paralítico no tanque de Betesda, em pleno sábado. Jesus disse ao homem: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande.". Não preciso dizer que os fariseus ficaram impressionados porque um homem foi curado em pleno sábado, o dia dedicado ao Senhor, como também por este estar carregando uma maca. Não imagino a surpresa deles ao saberem que um Homem curou o paralítico. Quem seria?

Um momento depois, foi-lhes dito que Jesus o curou. E, claro, eles foram atrás dele para saber o motivo. Afinal, era sábado! E o que Jesus estava fazendo ia contra as crenças e a sabedoria que eles adquiriram ao longo do tempo. E então, Jesus diz muito pra eles, e ainda a parte destacada nesse post, acima. 

Jesus destaca a sabedoria que eles veem nas escrituras, e é mostrado mais ainda como eles interpretam as partes que lhes convêm, e não creem no salvador, dita por toda ela desde Gênesis a até Malaquias! Como eles conseguem ignorar tanto conhecimento sobre o Messias? O medo, ou o temor, é sobre o que, exatamente? Por que eles não aceitam que o Filho de Deus veio à Terra pra cumprir com o seu propósito?

Os fariseus veem as Escrituras como a fonte de vida. E eles não estão errados, ela é a fonte que nos mostra como podemos viver para glorificar a Deus com a nossa vida, a como nos portar diante de diversos problemos que testam a nossa fé, todos os dias. Mas eles esqueceram que não é pelo conhecimento que adquiriram ao longo do tempo. Paulo ensina na carta de Efésios que somos 
"salvos pela graçca, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2: 8 e 9
Como poderiam eles, os estudiosos, acreditarem que a salvação vem diretamente por meio das Escrituras, sem arrependimento, sem crer na vinda no Messias, tendo todos os livros para estudar, inclusive Isaías? Somos cabeça dura, resumo da história inteira do Antigo Testamento e até no novo e hoje.

E a segunda parte, que dita a preferência pela glória do homem e não pela glória de Deus, é que me admira e que me faz pensar todos os dias pelas minhas atividades. Nesse contexto, Jesus cita a glória para dizer que eles preferem um homem que se diz sabedor de todas as coisas e preferem ser famosos, idolatrados por todo o conhecimento que mantém para ele, do que dar a glória a Deus e explicá-la para que todos possam ser abençoados, sem citar a si, mas sim o dono de todo o conhecimento.

Já está mais que na hora de vermos que se não fosse o conhecimento dado a nós por Deus, nada seríamos e muito pouco seria feito. Olho para a tecnologia, para as construções e pergunto a Deus como é possível ter tudo isso, e saber que não é quase nada do que pode ser feito ainda! E é tudo para a glória dele, porque Ele nos deu o dom e o talento. E tudo isso é aperfeiçoado nele e compartilhado por pessoas que possuem o espírito para compartilhar e muito ser feito ainda! Precisamos ver que não fazemos nada sozinho, mas Deus faz através de nós!

Por mais que a gente estude, não vai dar em nada se não tiver Deus como guia. Se fazemos de coração, com amor, para a glória Dele, as chances de darem certo é muito grande! Mas somente se for feito para a glória Dele, e não a minha, nem a sua.

Existem nossos momentos de glória sim, mas sabemos no coração que tudo o que fizemos foi dedicado à Ele, e à Ele somente. Porque a capacitação não é minha, foi Ele quem me deu. E Ele possui toda a minha fidelidade.

Deixo um último versículo aqui que procuro meditar todos os dias e deixar que Deus cuide para que seja feita a vontade Dele:
Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! Salmo 19:14

Comentários

Postagens mais visitadas